A- A A+

Elio2As atividades de nosso grupo de estudos nasceram no âmbito do Departamento de Enfermagem como atividades extensionistas e de ensino, buscando um espaço para a pesquisa, desde 1989, pelo interesse individual de seus integrantes. Nosso campo de atuação era limitado ao ensino de graduação, com algumas participações voluntárias em cursos de pós-graduação em saúde e em desenvolvimento de atividades de extensão e pesquisas.

            Os relatórios, projetos e documentos produzidos no Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília - UnB, no período de 1990 a 1997, demonstram uma variedade de interesses e buscas, em diferentes áreas do conhecimento, preodominantemente, voltados a melhoria da qualidade de assistência prestada ao cliente e de novas metodologias para o ensino na graduação.

             Nossa caminhada enquanto grupo de estudos tem sido marcada pela busca de um enfoque inovador dentro das linhas de pesquisa "Determinantes do Processo Saúde-Doença" e "Educação, Cidadania e Sociedade”, que tem caracterizado os pontos fortes de encontros e desencontros dos participantes, e resultado em implicações no ensino, na pesquisa e na extensão não só da enfermagem mas de outros cursos da área de saúde e educação da Universidade de Brasília.

             O  NESPROM, passou a ser reconhecido enquanto grupo a partir de 1993, quando do primeiro financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, embora já tivesse o seu embrião fecundado desde 1989, através dos primeiros projetos extensionistas de seu coordenador e colaboradores.

            No período de 1990 a 1993 os estudos voltados a promoção da saúde-nutrição vieram fortalecer as tendências e perspectivas da consolidação do grupo, quando vários pesquisadores, colaboradores, voluntários, agentes de saúde, líderes comunitários, a comunidade acadêmica; através da filosofia interdisciplinar para um trabalho multiprofissional, contribuiu com a comunidade do Paranoá - DF na capacitação/ formação das primeiras turmas de vigilantes de saúde, embrião das atuais oficinas de multiplicadores para promoção da saúde.

           Nossa criação resulta do acúmulo de experiências que estão marcados em três momentos:

            O Movimentar Institucional, de 1989 a 1992, o primeiro momento, se identifica pela participação em vários projetos e atividades como grupo, caracterizado pelo interesse individual de seus integrantes no maior compromisso com a Universidade no que tange ao ensino/extensão, mas com propostas enfocando os interesses especificamente institucionais.

            O Movimentar Organizado, de 1992 a 1993, o segundo momento, que se caracterizou pela definição e participação em um primeiro projeto integrado de pesquisa financiado pelo CNPq e dentro do enfoque promocionista de saúde, que aglutinou profissionais de várias áreas do conhecimento em torno da temática , a Educação - Cidadania - Sociedade.

           O Movimentar Interdisciplinar, de 1993 aos dias atuais, o terceiro momento, que tem se caracterizado pela participação da equipe de trabalho em projetos interdisciplinares, interinstitucional, extra-departamental buscando alcançar a dois objetivos: 1º o da produção científica enquanto grupo; 2º o da qualificação técnico-científica dos participantes do grupo.

Diretórios dos grupos de pesquisa

Conheça a nossa revista Gestão e Saúde

 

Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785)